Ideias
Com esse post inaugural, pretendo esclarecer as motivações que me levaram a criar esse singelo blog.
O objetivo do blog é o registro.
Mas não quero escrever qualquer coisa. Gosto de deixar registradas as minhas ideias do que leio ou assisto. Assim, parece que as formulo melhor. Ocorre que é difícil manter o hábito de escrever. Por isso, pensei que o blog poderia ajudar.
Além disso, outra coisa que me incentivou a escrever foi a leitura de diversos livros de escritoras mulheres. Comecei a ler mais literatura escrita e elaboradas por mulheres depois da faculdade. Eu e algumas amigas formamos um grupo, informal, para leitura de livros escritos por mulheres, em meados do ano de 2012. Já lemos os livros que destaco abaixo e outros que citarei por aqui.
Pretendo escrever um pouco sobre os livros que lemos e, ainda, leremos. Se der certo, penso em escrever sobre filmes também. Sejamos compreensivos porque não sou nem escritora, tampouco trabalho com cinema. A intenção é refletir sobre os livros/filmes a partir de um viés feminista. Talvez o blog só sirva para anotações. Enfim...
Como o tempo é corrido. A escrita vai ser objetiva.
Falando em tempo, o nome do blog é inspirado em um conto da Conceição Evaristo, "O cooper de Cida", que está inserido no livro "Olhos D'água". Recomendo muito o livro. Neste conto, Evaristo escreve sobre Cida, uma mulher migrante, que está sempre correndo para cumprir as centenas de tarefas diárias: "Ela era uma desportista natural. Corria o tempo todo querendo talvez vazar o minguado tempo de viver". "Mas naquele dia, de semidesperta manhã inundava Cida de um sentimento pachorrento, de um desejo de querer parar, de não querer ir". Ela queria um "tempo emprestado" para si. Pode parecer lugar-comum ser massacrado pelo tempo, mas penso, tal como na narrativa de Cida, que recaia sobre as mulheres um peso maior que acelera ainda mais a vida, que é preenchida de obrigações. Por isso, o conto é tão bonito. Cida percebe que precisa de um tempo para ela, não de forma banal, mas reconhecendo o quanto o tempo é possuído por aqueles que tem mais poder e condições.
Enfim, talvez explique isso melhor depois, com mais tempo.
_____________________________
Livros lidos até aqui:
Parque Industrial – Pagu
Memorial de Maria Moura – Raquel de Queiroz
Quarto do Despejo – Carolina de Jesus
As meninas – Ligia Fagundes
Americanah – Chimamanda Adichie
Meio sol Amarelo - Chimamanda Adichie
Mal entendido em Moscou – Simone de Beauvoir
Seus olhos viam Deus - Zora Neale Hurston
O país sob minha pele – Gioconda Beli
Meus descontecimentos – Eliane Brum
Cor púrpura – Alice Walker
Persépolis e Bordados - Marjane Satrapi
Eu sou Malala - Malala Yousafzai
Tetralogia de Elena Ferrante (“Amiga Genial”, “História de um
novo sobrenome”, “História de quem foge e de quem fica”, “História da menina
perdida”).
E se eu fosse puta – Amara Moira
Olhos D’água – Conceição Evaristo
Comentários
Postar um comentário